As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





O Museu da Língua Portuguesa (ou Estação da Luz da Nossa Língua) é um espaço interativo sobre a língua portuguesa, instalado no edifício da Estação Ferroviária da Luz. Foi concebido pela Secretaria da Cultura paulista em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e atualmente é gerido pelo Instituto Brasil Leitor.

Seu objetivo é divulgar, de forma envolvente e moderna, as principais características da língua portuguesa, considerada como a base da cultura brasileira, causando surpresa aos visitantes com aspectos irreverentes e descontraídos. Os organizadores apostam neste formado para acender novas reflexões e conhecimentos sobre a evolução contínua de nossa língua, de forma prazeirosa.

O Museu da Língua Portuguesa possui um acervo inovador e predominantemente virtual, combinadno arte com interatividade (através da tecnologia). Com cerca de 4.400m² e ocupando três andares da Estação da Luz, é formado por um auditório (onde são apresentados curta-metragens), a "Grande Galeria" - um espaço que lembra uma estação de trem, com um telão de 106m de comprimento que recebe projeções simultâneas, um espaço lúdico chamado "Beco das Palavras", a "Praça da Língua", que lembra um anfiteatro, é um planetário de palavras com efeitos visuais projetados no teto, entre outros.

As exposições temporárias acontecem em todo o 1º andar do museu, e tem sua programação divulgada através do website oficial.

Encontra-se fechado para reformas devido ao incêndio ocorrido no dia 21/12/2015, sem previsão para reabertura.

Horário especial no Museu da Língua Portuguesa

Toda ultima 3ª feira do mês, aberto até 22h

O Museu da Língua Portuguesa fica aberto até às 22h, toda ultima 3ª feira do mês. A bilheteria fecha uma hora mais cedo e após às 19h, o estacionamento é liberado na rua em frente ao museu. A expansão do horário de visitação é um serviço prestado pelo museu ao público em geral
Endereço Praça da Luz - Bom Retiro
Telefone (11) 3326-0775
Horário de atendimento De 3ª a domingo, das 10h às 18h / Permanece aberto até às 22h em toda última 3ª feira do mês
Entrada Estudantes pagam meia entrada, menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam, aos sábados a entrada é gratuita
Serviços Apresentações Gratuitas - Em alguns finais de semana, o Museu realiza apresentações gratuitas de contadores de histórias e pequenos espetáculos teatrais e musicais

Cursos - O museu oferece cursos gratuitos, tais como “ciclos de leitura”, ”oficina de escrita” e “cursos de capacitação para contadores de histórias”

Palestras e Seminários - A Instituição desenvolve palestras e seminários gratuitos, sempre com temáticas pertinentes à Língua Portuguesa e à diversidade cultural de nosso país

Em todos os andares de visitação do museu, o público conta com o apoio de Educadores que podem responder as dúvidas surgidas durante a visita. Os Educadores do museu trajam camisetas com a logomarca do museu na frente e a palavra “EDUCATIVO” escrita nas costas, sendo muito fácil diferenciá-los entre o publico

Livraria - No andar térreo do Prédio da Estação da Luz, com acesso livre ao público, o museu dispõe de uma livraria administrada pela Imprensa Oficial do Estado, onde podem ser encontrados livros e publicações sobre temas variados

Guarda–Volumes - Ao lado da bilheteria, o museu dispõe de um guarda-volumes e oferece este serviço gratuitamente

Banheiros - Feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais estão localizados na área interna do museu
Estacionamento Não
Website http://www.museudalinguaportuguesa.org.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.