As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





O Museu da Casa Brasileira, privilegiado por uma localização de fácil acesso na cidade de São Paulo, expõe exemplares do mobiliário dos séculos XVII ao XXI, enquanto, paralelamente, abre espaço para mostras temporárias do que se produz na atualidade em objetos e design pelos quatro cantos do Brasil e do mundo. Também promove discussões, cursos e palestras sobre temas pertinentes à arquitetura e ao design.

Para oferecer um pacote completo de possibilidades ao visitante, o museu possui um restaurante, um amplo jardim com mais de 6.000 m² e cerca de 200 espécies de árvores brasileiras, que integra o conjunto arquitetônico do Solar Fábio Prado, construído durante a década de 40 e onde o museu está instalado desde 1972. Ao redor desse imenso gramado acontecem atividades aos fins de semana, como as apresentações musicais programadas para as manhãs de domingos.

Foram incorporados ao acervo verdadeiros ícones do design brasileiro. Entre eles, a poltrona Mole (1957), de Sergio Rodrigues, doada pela empresa Linbrasil, a cadeira Paulistano (1957), de Paulo Mendes da Rocha, vencedora do 1º Prêmio Design, doada pelas empresas Objekto e Dpot, a cadeira Girafa (1987), de Lina Bo Bardi, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, presenteada pela Marcenaria Baraúna, o carrinho de chá Nômade (1993), de Claudia Moreira Salles, que fez a doação, a poltrona Pelicano, de Michel Arnoult, nome mais importante da procura da democratização do design no Brasil no século 20, doada pelo autor, e um bar de José Zanine Caldas, da Móveis Artísticos Z, doado por João Pedrosa.

Uma ampla reforma no espaço expositivo criou uma sala contínua, permitindo assim um aumento do número de peças expostas da ordem de 70% em relação à situação anterior, circulação mais desimpedida, melhor acomodação dos grupos de visitantes e maior fluidez e legibilidade expositiva. Incluiu a execução de nova estrutura metálica, eliminando os desníveis do forro e permitindo grande flexibilidade de instalações de iluminação.

Toda a área expositiva recebeu um novo piso monolítico adequado às condições necessárias a montagens e intensa circulação. O desenho do piso mostra o traçado original da planta dos banheiros e dormitórios através de diferenciação de textura nos locais onde originalmente estavam as paredes divisórias. Essa ação, aliada à manutenção do único banheiro que restou da reforma empreendida pela gestão anterior, e que representa a sofisticação da época, teve o objetivo de preservar o máximo possível a memória original do Solar Prado.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2075 - Jardim Paulista
Telefone (11) 3032-3727 / 3032-2564 / 3032-2499
Horário de atendimento De 3ª a domingo, das 10h às 18h
Entrada Ingressos a R$ 6,00 / Estudantes, R$ 3,00. Domingos e feriados entrada gratuita. Menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam
Serviços Acesso para portadores de necessidades especiais, agendamento de visitas monitoradas, apresentações musicais gratuitas, debates e palestras, programa de atividades educativas,

Visitas agendadas (terça a sexta-feira, às 10h, 14h e 15h); visitas orientadas para público espontâneo (terça a sábado, às 11h e 16h); agendamento e informações (11 3032-2564, das 10h as 17h - agendamento@mcb.org.br)
Estacionamento Sim, pago. Possui bicicletário
Website http://www.mcb.sp.gov.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.