As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Em 1879 houve a primeira menção à existência de um museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em uma carta escrita pelo engenheiro Luigi Pucci ao Arcipreste João Jacinto Gonçalves Andrade, em 31 de maio daquele ano. Contudo, convencionou-se chamar de "museu" as salas destinadas aos estudos médicos, especificamente as análises anatopatológicas, já que a Santa Casa sempre foi conhecida por ser um hospital-escola.

Somente em 1976, de fato, foi designado um responsável para a organização de um museu histórico, o Irmão Benfeitor Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, um grande conhecedor de arte e exímio colecionador. Mas a estrutura do museu ficou condicionada a uma sala fechada, onde foram acumuladas poucas peças de arte, móveis e livros, muitas oriundas de doações.

Até o ano 2000, o museu ainda não estava aberto à visitação pública, mas a necessidade de se levar ao conhecimento público mais de 4 séculos de uma vastíssima história tornou-se evidente. Assim, foi criada a "Mordomia do Museu", e nomeado o Eng. Augusto Carlos Ferreira Velloso como mordomo. Contando com a coordenação e participação ativa de Maria Nazarete de Barros Andrade, deu-se início a um vasto trabalho de coleta e resgate de inúmeras peças. Em virtude desse esforço, foi possível reunir mais de 5.000 peças, entre documentos, aparelhos, instrumentos médicos antigos, retratos pintados por pintores famosos, móveis e objetos religiosos e de arte. Em março de 2001, o Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foi oficialmente inaugurado, com abertura ao público.

São, basicamente, 9 ambientes. Na Sala de Objetos de Arte, encontram-se as retratações dos dirigentes máximos - a mais antiga do Capitão-Mor D. Simão de Toledo Piza (provedor de 1721-22), móveis antigos e peças diversas. Em destaque, a "Roda dos Expostos", um mecanismo onde eram deixadas crianças abandonadas (há registros de 4.696 crianças que foram acolhidas pela Santa Casa de Misericórdia). Há salas dedicadas à "Medicina", à Farmácia Antiga", aos "Objetos Históricos", entre outras temáticas. No acervo guardado, há documentos de incalculável valor histórico.

Não há documento que testemunhe o início, a data correta na qual nasceu a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, mas sabe-se que foi fundada antes de 1560. É, portanto, uma das mais antigas associações da povoação fundada em 25 de janeiro de 1554, pelo Padre Manuel da Nóbrega e por outros religiosos da Companhia de Jesus, entre os quais o Padre José de Anchieta. Por isso, não há dúvida de que a instituição acompanhou a evolução e participou da história da cidade de São Paulo.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Rua Cesário Motta Júnior, 112 - Vila Buarque
Telefone (11) 2176-7025 / 2176-7000 ramal 5008
Horário de atendimento De 2ª a 6ª, das 8h às 16h
Entrada Franca
Serviços Visitas monitoradas mediante agendamento por e-mail (museu@santacasasp.org.br)
Estacionamento Sim, pago
Website http://www.santacasasp.org.br/museu/
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.