As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





O Museu de Zoologia começou a ser formado na década de 1890, quando diversas coleções constituíram o Museu Paulista. Nesta época, o conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório, a partir de 1870. Esse acervo foi organizado pela Comissão Geográfica e Geológica e também ocupou o prédio inaugurado em 1895, no Ipiranga.

Nas 4 décadas seguintes, houve uma profusão de trabalhos desenvolvidos com o auxílio das crescentes coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas abrigadas no Museu Paulista. Mas foi somente em 1939 que se criou o Departamento de Zoologia, da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, sucedendo a Seção de Zoologia do Museu Paulista. Ao mesmo tempo, projetou-se um novo prédio para a coleção zoológica, que foi inaugurado em 1941, e todo o acervo foi finalmente transferido.

Em 1969, o Museu de Zoologia passou a fazer parte da Universidade de São Paulo. Hoje, investe na manutenção e conservação de coleções zoológicas, realiza pesquisas científicas, promove o ensino em diversos níveis, desenvolve ações de difusão cultural e presta serviços à comunidade, na sua área de atuação.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga
Telefone (11) 2165-8100
Horário de atendimento De 3ª a domingo das 9h às 17h
Entrada Taxa individual, R$6,00 / Meia entrada, R$3,00 (estudantes e professores, mediante apresentação de comprovante)

Gratuidade: Primeiro domingo do mês; crianças com 6 anos (alunos de colégios públicos e particulares ou público espontâneo); crianças menores de 6 anos (alunos de colégios públicos e particulares ou público espontâneo); adultos com mais de 60 anos; professor ou acompanhante a cada 20 alunos; monitor de Agência a cada 20 alunos; portador de necessidades especiais; membros do ICOM, com apresentação de carteira; membros da comunidade USP; dias 25 de Janeiro e 7 de Setembro e guia de turismo apresentando credenciamento do Ministério do Turismo
Serviços Exposições de terça a domingo das 10h às 17h. Ciclo de palestras, exposições de longa duração e temporárias, agendamento para grupos de escolas ou outras instituições, realização de oficinas pedagógicas para grupos, lojas de brindes ou souvenires e zooteca (espaço para informações e consultas escolares, com acesso a websites de zoologia, etc.) e biblioteca especializada, aberta de segunda a sexta das 8h às 18h
Estacionamento Sim, gratuito
Website http://www.mz.usp.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.