As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Apesar desta casa ter sido vinculada à cena do "grito" de Dom Pedro I pela independência do Brasil, em 1822, segundo a obra de Pedro Américo, é de 1884 o documento mais antigo sobre sua origem. Assim, não é possível precisar a data correta de sua construção e comprovar sua existência naquele fato histórico.

A "Casa do Grito" está situada próxima ao Riacho Ipiranga, hoje no Parque Independência, e foi originalmente construída em pau-a-pique, uma técnica comum na época, que consistia no entrelaçamento de paus verticais, fixados no chão, com outros horizontais, amarrados com cipó e cujos vãos são preenchidos com barro.

Esta casa guarda vestígios de diversas reformas realizadas por seus moradores, de diferentes materiais de construção incorporados, como tijolos e até cimento. Foi desapropriada em 1936 e abandonada até 1955, quando uma "restauração fantasiosa" procurou aproximá-la da casa representada na tela de Pedro Américo, "O brado do Ipiranga" (esta obra está exposta no salão nobre do Museu Paulista da USP). Foi tombada pelo Condephaat em 1975, passando a fazer parte do acervo de "casas históricas" sob responsabilidade do Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo.

Em 1981, a "Casa do Grito" foi submetida a pesquisas arqueológicas que recuperaram grande parte de sua originalidade, retirando os excessos e intervenções anteriores.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Praça do Monumento - Ipiranga
Telefone (11) 2273-4981
Horário de atendimento De 3ª a domingo, das 9h às 17h
Entrada Franca
Serviços Visitas agendadas
Estacionamento Não
Website http://www.museudacidade.sp.gov.br/casadogrito.php
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.