As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Inicialmente concebido para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural São Paulo foi, no decorrer de suas obras, recebendo uma série de adaptações que o transformaram em um dos primeiros grandes espaços culturais multidisciplinares do país.

Inaugurado em 1982, o centro oferece espetáculos de teatro, dança, música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, e mantém sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo, como a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a Coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e uma rica biblioteca que ocupa uma área superior a 9 mil m².

Localizado em um ponto estratégico da cidade, atravessado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de maio, próximo à Avenida Paulista e junto a duas estações de metrô, a instituição tem um número expressivo de frequentadores. Sua programação diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares, atrai faixas distintas da população, fazendo do Centro Cultural São Paulo um dos espaços culturais mais democráticos da cidade.

Com quatro pavimentos e uma área de 46.500 m², seu projeto arquitetônico se destaca pela maneira como se integra ao espaço urbano. O projeto dos arquitetos Luiz Benedito Telles e Eurico Prado Lopes dissolve a construção na topografia do terreno. Sem barreiras, convida, quem passa, a entrar. Para quebrar a rigidez do concreto e do aço, a base da construção, o projeto arquitetônico previu imensos espaços vazados e envidraçados que permitem a entrada de luz natural, e ainda manteve, no centro da construção, um jardim de 700m², onde a vegetação original foi preservada. Aliás, pioneiro na tendência ecológica, em boa parte da cobertura da edificação são cultivados extensos jardins, que lhe conferem mais frescor interno, conforto, além de contribuir no combate à poluição da metrópole.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Rua Vergueiro, 1100 - Paraíso
Telefone (11) 3397-4002
Horário de atendimento De 3ª a 6ª, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h (áreas expositivas)
Entrada Franca em exposições de arte, oficinas, debates e palestras. Os espetáculos de teatro, dança e música podem ser gratuitos ou oferecidos a preços populares (no máximo R$20)
Cartão de crédito -
Cartão de débito -
Serviços Cinema, dança, exposições, programação infanto-juvenil, literatura e poesia, música erudita, música popular; oficinas e cursos, palestras e debates, programação especial, programação interdisciplinar, teatro, web rádio e TV

Bicicletário, restaurante, telecentro, visitas em grupo e rede sem fio

Biblioteca Sergio Milliet, Biblioteca Alfredo Volpi, Biblioteca Louis Braille, Gibiteca Henfil e Sala de Leitura

Arquivo Multimeios, Coleção de Arte da Cidade, Discoteca Oneyda Alvarenga, Missão de Pesquisas Folclóricas, conservação e restauro

Exposições e publicações online
Estacionamento Não
Website http://www.centrocultural.sp.gov.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.