musica
Compartilhar





Não existem registros cadastrados.
Endereço Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana
Telefone (11) 5573-4017 / 5574-0389
Horário de atendimento De 2ª a 6ª, das 10h às 19h, sábado e domingo das 11h às 18h
Entrada Franca
Cartão de crédito -
Cartão de débito -
Serviços Em um sentido amplo, a noção de literatura fantástica remete a todas aquelas obras literárias que, pelo tema, a atmosfera, a situação, as personagens ou a linguagem, introduzem o leitor em um mundo diferente ao da percepção habitual. Noutras palavras, esta modalidade narrativa questiona o empírico e o conhecido com o propósito de desestabilizar os modos convencionais de pensar o mundo. Nesse sentido, o leque de temas mais explorado por esta forma literária remete ao mundo tenebroso e inferior, à vida dos mortos, ao sujeito dividido e alienado pela loucura ou as drogas, às relações ambíguas do espírito e a matéria, aos excessos do desejo amoroso, à experiência do nada como possibilidade de captar vazios na realidade, aos deslocamentos temporais e espaciais que alteram os critérios cronológicos e topográficos estabelecidos.

A definição de um conceito dinâmico e não homogêneo de literatura fantástica visou configurar um acervo bibliográfico amplo que permitirá atingir um público diversificado, segundo interesses variados e diferentes faixas etárias.

Critérios utilizados para a aquisição do acervo
São aproximadamente 3.000 livros, incluindo juvenil, infantil e quadrinhos (álbuns), e mais de 2.200 gibis. Este total inclui obras pré-existentes no acervo da biblioteca, juntamente com a lista definida pela curadora Ana Cecília Olmos, com títulos representativos da literatura fantástica em diversas línguas que foram traduzidos ao português. Para tanto, foram considerados os seguintes critérios:

Textos literários representativos do fantástico num sentido restrito nas literaturas européias, norte-americana e latino-americana (brasileira e em língua espanhola) do século XIX .
Textos literários representativos do fantástico num sentido ampliado nas literaturas européias, norte-americana e latino-americana (brasileira e em língua espanhola) do século XX ao presente.
Textos literários que expandem a noção do fantástico: a gothic novel, a ficção científica e o realismo mágico.
Textos teóricos em torno ao gênero fantástico dos séculos XIX e XX.


Acervo Geral

A Biblioteca Viriato Corrêa, inaugurada em 1952, conta com um acervo de aproximadamente 39 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc.

Todo o acervo de livros já pode ser encontrado no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas.

Informe-se sobre outros títulos existentes, pessoalmente ou pelo telefone: 11 5573-4017.
Estacionamento Não
Website http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/viriatocorrea/
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.