As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





O Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano foi criado em maio de 1982, com sede em uma 'casa modernista' projetada em 1929 e construída pelo arquiteto Gregori Warchavchik. O imóvel foi considerado de interesse arquitetônico da cidade - são 900 metros quadrados de área total, e tem sua estrutura, mobiliário e objetos preservados em lei municipal.

O batismo do centro deve-se a um homem que amava livros, números, música e a arquitetura que definia São Paulo como a capital modernista. Aúthos Pagano foi professor de Economia e Matemática das Faculdades Mackenzie e Fundação Álvares Penteado, e deixou um legado de conhecimento e patrimônio, doado ao Estado de São Paulo, sob a guarda da Secretaria de Estado da Cultura. São 10 mil livros disponíveis para consulta livre no espaço, distribuídos em coleções de temas diversos como filosofia, matemática, direito, ciências sociais, entre outros. O próprio professor Pagano foi autor de doze livros e de milhares de artigos publicados pela imprensa e pelas instituições acadêmicas.

A grande responsável pela transformação de toda a obra e dos pertences de Pagano em um centro cultural foi sua viúva, a advogada Carmela Antonia Danna Pagano. Ela doou, inclusive, a residência do casal, a fim de manter viva integralmente a memória do intelectual.

Aúthos Pagano nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1909. Veio para o Brasil ainda criança, após a morte de pai. Em 1936, formou-se em Economia pela Fundação Álvares Penteado, onde tornou-se professor e chegou a diretor. Estudou filosofia pela USP e defendeu a primeira tese em economia do Brasil aos 23 anos - o 'Coeficiente Instantâneo de Mortalidade'. Esta tese lhe rendeu, em Cuba, o título de 'Doutor Honoris Causa', ainda em 1943. Nos anos 50, foi professor na Faculdade de Ciências Econômicas do Mackenzie. Até sua morte, em 1976, formou-se em direito pela USP e pela Universidade de Montevidéu, foi Diretor de Estatística do município paulistano, pôde escrever mais de 2.500 artigos de sua outra paixão, a astronomia, e recebeu várias condecorações acadêmicas e nobiliárquicas, como um título de Conde.

Hoje, o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano promove inúmeros eventos e oficinas de teatro e canto, cursos de MPB e cinema, entre outras atividades.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Rua Tomé de Souza, 997 - City Lapa
Telefone (11) 3836-4316
Horário de atendimento De 2ª a 6ª, das 9h às 19h
Entrada Franca
Cartão de crédito -
Cartão de débito -
Serviços Oficina de teatro, canto e coral, apresentações de música e outros
Estacionamento Não
Website http://www.centroculturalauthospagano.org.br/
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.