Foi em 1986 que Ryuho Okawa fundou a 'Happy Science', um movimento espiritual empenhado em levar mais felicidade à humanidade através da superação de barreiras raciais, religiosas e culturais e pelo trabalho rumo ao ideal de um mundo em união pela paz e harmonia. A Ciência da Felicidade ou 'Happy Science' é uma religião universal, fundamentada pela fé em 'El Cantare', que é 'Buda', Deus, a grande 'Consciência do Universo'.
Apoiada por seguidores que vivem de acordo com as palavras de iluminada sabedoria do mestre Okawa, esta religião tem crescido rapidamente desde a sua fundação no Japão e hoje conta com milhões de membros em todo o mundo. Há templos em Nova Iorque, Los Angeles, São Francisco, Tóquio, Londres, Paris, Düsseldorf, Sydey, Seul e São Paulo, citando algumas das principais cidades. Esta última inaugurou seu templo em 2010.
Mestre Okawa viaja pelo mundo dando palestras abertas ao público. A Ciência da Felicidade possui vários programas de apoio às comunidades locais e pessoas necessitadas, como os educacionais e pré-escolares para jovens, serviços para idosos e portadores de necessidades especiais e deficiência. Os membros participam de atividades sociais e beneficentes que, no passado, incluíram ajuda humanitária às vítimas de terremotos na China e no Japão, levantamento de fundos para uma escola na Índia, entre outras.
Os templos locais da Ciência da Felicidade oferecem regularmente eventos, programas e seminários, sessões de meditação e projeção de videopalestras. Os ensinamentos do mestre Okawa podem ser acessados por meio da revista mensal, que também traz as experiências de vida dos membros do mundo todo.