As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





No início do século XX, com o incêndio que destruiu o Teatro São José (na Praça João Mendes), tornou-se imperativa a construção de um espaço à altura das grandes companhias estrangeiras que se apresentavam na cidade.

Assim, em 1903, após a aprovação na Câmara dos Vereadores, o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção do Theatro Municipal de São Paulo. Após 8 anos de intensos trabalhos, a principal casa de espetáculos da cidade foi inaugurada com a ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, diante de uma multidão de 20 mil pessoas que se agrupava em sua porta.

A idealização e construção do Theatro Municipal de São Paulo foi considerada ousada para a época: influenciada pela Ópera de Paris, com sua arquitetura externa pontuada por traços renascentistas barrocos do século XVII e, na interna, muitas obras de arte, com bustos, medalhões, pinturas, vitrais, colunas neoclássicas, mosaicos e mármores, que garantem o deleite de quaisquer espectadores, em todos os tempos.

Dois grandes restauros marcaram mudanças e renovações no Theatro: em 1951, criaram-se novos espaços funcionais, pavimentos e instalou-se o órgão G. Tamburini; o mais recente, de 1986 a 1991, comandado pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, restaurou todo o edifício e instalou estruturas e equipamentos mais modernos.

Quase um século após sua inauguração, o Theatro Municipal de São Paulo representa para a cidade o mesmo que significou ao ser inaugurado, em 12 de setembro de 1911.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Praça Ramos de Azevedo, s/n., República
Telefone (11) 3053-2100 / (11) 3053-2090 / Bilheteria (11) 2122-4070
Entrada -
Serviços Agendamento de visitas monitoradas, informações, 11 3053-2092/3053-2093
Acesso para portadores de necessidades especiais
Estacionamento Não
Website http://www.teatromunicipal.sp.gov.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.