As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Jaraguá em tupi significa "Senhor do Vale" e em guarani "por onde nós passamos". Assim, o Parque Estadual do Jaraguá é um ponto de referência para aqueles que chegam ou deixam a capital paulistana pela região noroeste. Com seu perfil único, de montanhas que recortam o horizonte, é um dos últimos redutos de mata atlântica na região metropolitana de São Paulo.

Nesta região, foi explorada a extração de ouro até meados do século XIX, quando então foi substituída pelo cultivo do café. Formaram-se grandes fazendas, com flora exótica de palmeiras e pomares que rodeavam casarões, senzalas, alambiques e casas de moenda. Em especial, a Fazenda Jaraguá passou por vários proprietários até o início do século XX.

Em 1940, a fazenda é adquirida pelo Governo do Estado, e em 1961 é criado o Parque Estadual do Jaraguá, gerido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, cujas atribuições são proteger seus recursos naturais, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental.

Para paulistanos e turistas, o parque é um convite à tranquilidade, à prática de esportes radicais e a um profundo mergulho na natureza, em pleno cenário urbano. Suas trilhas, com diversos graus de dificuldade e duração (caminhadas que variam de 20 a 60 minutos), exploram nascentes, mananciais, córregos e a diversidade da fauna (aves e pequenos mamíferos) e da flora (a complexidade da mata atlântica).

Uma inesquecível atração do parque é a vista panorâmica do Pico do Jaraguá, com seus 1.135m de altitude. Aos fins de semana, os índios da região organizam uma feira de artesanato. No alto do pico, além de "belvederes" (pequenos mirantes), existem lanchonetes, sanitários e uma área de lazer.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Rua António Cardoso Nogueira, 539 - km 18 da Rodovia Anhanguera - Jaraguá
Telefone (11) 3941-2162
Horário de atendimento De 3ª a domingo das 8h às 17h
Entrada Franca
Serviços Oferece bosques, lagos, nascentes, churrasqueiras, quadras e área para shows. Há ainda as famosas trilhas monitoradas que variam entre 20 e 60 minutos de caminhadas pela mata com diversos graus de dificuldade. Nelas pode-se observar a variedade da fauna (aves e pequenos mamíferos) e a vegetação diversificada alem de se caminhar por córregos, nascentes e batólitos graníticos (enormes rochas) e também chegar aos pontos de melhor vista panorâmica da cidade
Estacionamento Sim, gratuito
Website http://www.ifloestsp.br/jaragua/parque.html
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.