As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Os planetários de São Paulo (Ibirapuera e Carmo), juntamente com a Escola Municipal de Astrofísica formam o complexo "Planetários de São Paulo". Trabalhando de forma integrada, representam um grande impulso na difusão e ensino da astronomia.

O Planetário do Ibirapuera foi inaugurado em 26 de janeiro de 1957, pioneiro entre os equipamentos de grande porte existentes no Brasil. Seu prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP e também pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT. De autoria dos arquitetos Eduardo Corona, Antonio Carlos Pitombo e Roberto G. Tibau, esta construção espelha a modernidade da década de 1950.

Em 1999, data da interrupção do seu funcionamento, o Planetário do Ibirapuera já havia atendido a cerca de 4 milhões de pessoas. Em 2003, iniciaram-se os trabalhos de recuperação estrutural da construção e também investimentos em equipamentos mais modernos e poderosos, como o projetor StarMaster, da alemã Carl Zeiss-Jena. Com um sistema de projeção com fibras óticas, todas as estrelas são reproduzidas em cor e brilho reais!

A nova cúpula interna de projeção tem 18 metros de diâmetro, possui revestimento acústico e é totalmente climatizada.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 10 - Parque do Ibirapuera
Telefone (11) 5575-5206
Horário de atendimento -
Entrada Paga
Serviços A bilheteria é aberta para venda de ingressos uma hora antes de cada sessão, Novas programações podem ser acessadas no website oficial do Planetário
Estacionamento Sim
Website http://www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.