As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Quem passa pelas marginais do Rio Pinheiros constata mudanças na paisagem - a transformação de uma das áreas mais degradadas da Capital em um imenso jardim, de 22 km de extensão no total. Este é o objetivo do Projeto Pomar, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com empresas privadas. Todas as atividades são planejadas e desenvolvidas pelas áreas técnicas e de pesquisa da secretaria com o apoio da Fundação Florestal, do Instituto de Botânica e da CETESB. Os resultados já obtidos podem ser replicados em outras áreas degradas da cidade. Outra qualidade do projeto é a formação das frentes de trabalho, que capacitou mais de 1.300 jardineiros em um período de 8 anos.

Nas margens do Rio Pinheiros foram plantadas mudas de jerivá, uma belíssima palmeira - símbolo do Projeto Pomar - birís, manacás, patas-de-vaca, quaresmeiras, jasmins, urucuns, paineiras, ipês, palmitos-juçara, orelhas de onça, uvaias, sálvias, lírios e outras 160 espécies. O viveiro produz mudas a partir de plantas do próprio projeto e abriga um orquidário, com mais de 150 espécies, entre as quais as nativas da região.

Junto à sua sede foi instalado um Núcleo de Educação Ambiental, que recebe mais de 2 mil visitantes todo mês, entre eles muitos estudantes. É um centro de treinamento e informação, que realiza debates e atividades ligadas ao meio ambiente urbano, como poluição das águas, poluição do ar, gestão de resíduos domésticos, erosão e assoreamento de cursos de água, áreas verdes e sua importância para o conforto urbano. Os frequentadores têm oportunidade de conhecer e vivenciar conceitos e práticas ambientalmente corretos.

Diariamente, o Projeto Pomar recebe visitantes que desejam obter informações ou acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos. Mas há outros frequentadores especialíssimos: quase sessenta espécies de animais foram cadastradas por estudantes de biologia no local, como gaviões, corujas, garças, andorinhas, quero-queros, cobras-parelheiras, cobras de duas cabeças, lagartos, sapos, teiús, calangos, entre muitos outros.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Marginal Pinheiros entre Osasco e Jurubatuba
Telefone (11) 5892-2655
Horário de atendimento -
Entrada -
Serviços -
Estacionamento -
Website http://www.ambiente.sp.gov.br/pomarurbano
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.