As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Com o tema "Há sempre um copo de mar para um homem navegar", a 29ª Bienal de São Paulo traz cerca de 850 obras e 600 legendas, de 159 artistas nacionais e internacionais, expostas até 12 de dezembro de 2010. O evento tem o objetivo de ser, simultaneamente, uma celebração do "fazer" artístico e uma afirmação de sua importância junto à sociedade e à vida.

Esta edição afirma e estreita a ligação entre arte e política, tomando emprestado a temática do poeta Jorge de Lima, um verso de sua obra "Invenção de Orfeu", de 1952. Esta expressão sugere que a dimensão utópica da arte está contida em sí mesma, e não no que está além de sí.

Experimentalmente, não é uma mostra apenas contemplativa: ela oferece ao público visitante diversas formas de "experimentar a potência transformadora da arte". Ambiciosamente respondendo a este desafio, seis espaços de convívio que, além de servirem para pausa antes de continuar no percurso da mostra, são usados para atividades diversas, como projeções, falas, performances e leituras. Os espaços são chamados de "terreiros", remetendo aos largos, praças, terrações, templos e quintais; lugares abertos ou fechados, onde, no Brasil, se dança, canta, brinca, chora, toca, conversa, joga ou se ritualiza o híbrido espiritual do país.

As programações estabelecidas para os "terreiros" implicam a participação de muitos outros artistas na 29ª Bienal, além dos incluídos nos espaços expositivos.

Curadores: Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias
Co-curadores: Chus Martinez, Fernando Alvim, Rina Carvajal, Sarat Maharaj e Yuko Hasegawa
Não existem registros cadastrados.
Endereço Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque do Ibirapuera, Entrada pelo portão 3
Telefone (11) 5576-7600
Horário de atendimento De 2ª a 4ª feira, das 9h às 19h (entrada até às 18h), 5ª e 6ª feira, das 9h às 22h (entrada até às 21h), sábado e domingo, das 9h às 19h (entrada até às 18h)
Entrada Gratuita
Serviços Visitas monitoradas. Acesso a pessoas com deficiências físicas. Ateliês aos fins de semana (necessária inscrição prévia, pelo tel. 11-5576-7611)
Estacionamento Sim, Portão 3 - Zona Azul
Website http://www.29bienal.org.br
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.