As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Restaurada totalmente em 1988 com recuros da iniciativa privada, e novamente em 2003 com recuros da cidade de Milão, na Itália, a 'Fonte de Milão' é uma homenagem às 'cidades gêmeas' (São Paulo - Milão), um acordo firmado em 1962. Naquele mesmo ano, o prefeito de Milão inaugurou, naquela cidade, o 'Largo Brasília'. Em seguida, veio ao Brasil em missão de amizade, como parte das solenidades do acordo.

Uma praça à frente do viveiro Manequinho Lopes, no Parque do Ibirapuera, recebeu a denominação Praça Cidade de Milão e, durante a cerimônia, o então prefeito da cidade, Francisco Prestes Maia, declarou ao prefeito de Milão, Gino Cassini, que no local seriam implantadas reproduções ampliadas das esculturas de Michelângelo para o túmulo dos Médicis. A reprodução dessas obras já tinham sido contratadas ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Por razões desconhecidas, estas obras só foram instaladas no espaço público em 1971.

A Fonte de Milão, inspirada nas fontes italianas, compõe-se de cópias, em argamassa armada, de obras de Michelangelo Buonarroti (Caprese, próximo a Arezzo, 1475 – Roma, 1564). Alegorias representando 'A Noite',' O Dia', 'O Crepúsculo' e 'A Aurora' distribuem-se ao redor de um chafariz. Numa parede ao fundo, estão os brasões das cidades de Milão e São Paulo.
Além de homenagear Milão com uma obra de Florença e realizar uma montagem que não permite recuperar integralmente a proposta do artista, São Paulo também exprimiu certo pudor provinciano ao encobrir o sexo das figuras masculinas com folhas de vinha.
Desde sua nova recuperação, a água ainda não chegou à fonte, que se mantém seca e vigiada constantemente contra novas depredações.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Praça Cidade de Milão - Ibirapuera
Horário de atendimento 24h
Entrada Franca
Estacionamento Não
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.