As imagens dinâmicas são navegáveis: clique com o mouse e arraste para alterar a direção e velocidade de rotação ou parar. Se preferir, clique nos botões do menu em cada imagem para outras funções, conforme a legenda abaixo:
Tela cheia Para baixo
Informações Para cima
Rotacionar Para a direita
Aproximar Para a esquerda
Afastar  
musica
Compartilhar





Localizado nos jardins do Museu Paulista (do Ipiranga), no Parque Independência, o Monumento à Independência foi inspirado no famoso quadro de Pedro Américo (o original está exposto no museu) e realizado pelo italiano Ettore Ximenes, em 1921. O artista fêz uma composição de 131 peças esculpidas em bronze, distribuídas em uma construção de pedra e mármore.

Foi oficialmente inaugurado em 1922, como parte das comemorações do centenário de emancipação política brasileira. Contudo, só ficou completo quatro anos mais tarde, com a inclusão de alguns painéis de episódios vinculados ao processo histórico da independência, como a "Inconfidência Mineira" e a "Revolução Pernambucana".

Em 1952 foi acesa a pira do "Altar da Pátria", posicionada à frente do monumento, voltada ao Riacho Ipiranga, simbolizando o "amor incondicional à Pátria".

Neste monumento também encontra-se o Mausoléu Imperial com as criptas e despojos de Dom Pedro I e da princesa Leopoldina.
Não existem registros cadastrados.
Endereço Parque da Independência - Ipiranga
Horário de atendimento Das 5h às 20h
Entrada Franca
Estacionamento Não
Você pode navegar por todas as regiões da cidade, basta clicar sobre o mapa e arrastar para os lados ou utilizar a ferramenta no canto superior esquerdo (as setas direcionais). Logo abaixo, há uma ferramenta de aproximação (tecla +) e de afastamento (tecla -).

No canto superior direito, é possível escolher a visualização do mapa. Em "SAT", você transforma a imagem em fotográfica; em "TER", o mapa mostra a rua com terreno; em "EARTH", você interage com o GoogleEarth (é necessário ter o plugin ou programa instalado).

Você ainda pode traçar uma rota de chegada até este local. Na caixa de diálogo do mapa, basta clicar em "Rota". Uma nova página se abrirá, então digite o seu endereço completo e clique em "OK". (No seu endereço, digite somente o nome completo da rua, número - sem complemento, nome da cidade e UF, conforme o exemplo: "rua exemplo, 123 - são paulo - sp"). O posicionamento constante no mapa pode ser apenas aproximado, e as informações disponíveis são de responsabilidade do Google.